O que a Toyota pode te ensinar sobre Marketing?

Ensinar sobre marketing

Recentemente, a consultoria de marketing Brand Finance considerou a Toyota a marca mais valiosa do mundo automotivo, com valor de US$ 26 bilhões, um acréscimo de 6% em relação ao ano anterior. Essa é a segunda vez que marca é reconhecida assim.

Esse salto em seu status não aconteceu por acaso. O marketing da montadora japonesa é de causar inveja e de fomentar estudos direcionados dignos de doutorado. Quer saber o que a Toyota pode te ensinar sobre marketing? Continue lendo!

Aposta em monitoramento de mídias sociais

O monitoramento de mídias sociais se refere à avaliação de conversas feitas em plataformas sociais. É excelente para coletar dados de clientes valiosos. A Toyota tem aproveitado esta abordagem de pesquisa de marketing para analisar conversas no Facebook e no Twitter que contenham palavras-chave específicas, tais como “Lexus”, “decidir”, “comprar”, e “BMW”.

Esta avaliação tem ajudado a marca a identificar compradores ativos que estão optando entre a empresa e seus concorrentes, além de avaliar o sentimento em relação a isso. Indo mais além, a Toyota também usa a tática para vender, atender e desenvolver produtos.

Com base nisso, enquanto você ainda não tem recursos e uma equipe de monitoramento em tempo integral, poderá fazer um trabalho semelhante parcialmente com ferramentas como o HootSuite.

Garantindo um bom apelo de marca com o Pinterest

A Toyota investe com força em sua conta no Pinterest. O objetivo é melhorar o apelo da marca na internet. Retratando-se de forma divertida e interativa, a empresa frequentemente posta fotos de seus veículos brilhantes em salões de automóveis ou imagens de pilotos em pistas de corrida.

Esta é outra tática que você pode usar para ajudar a humanizar sua empresa, desenvolver apelos emocionais para seus produtos e serviços e fazer sua marca parecer mais acessível, sem olhar apenas para dados gerais, como compartilhamentos e curtidas.

Uma boa dica para alavancar sua imagem no Pinterest é tirar fotos de você e sua equipe em eventos, em atividades profissionais e até mesmo de produtos sendo usados. Estas imagens ajudarão seus consumidores a ver o lado divertido da sua marca, conectando-os ainda mais com sua empresa.

Produzindo vídeos curtos

No ano de 2014, como parte da promoção do modelo Tundra, a empresa produziu uma série de vídeos de 15 segundos, lançando-os no Instagran e divulgando-os em anúncios pagos no Facebook.

O conceito e execução dos vídeos eram simples, permitindo que a Toyota reduzisse os custos de publicidade principais enquanto se envolviam com o público-alvo. O resultado foi impressionante, gerando mais de mil likes para cada vídeo e promovendo um sentimento positivo a nível global.

Ressaltamos, um vídeo de 15 segundos representa baixo custo. Pense nisso ao pensar em usar vídeos em sua estratégia de marketing online. Você não precisa necessariamente criar vídeos apenas no Instagram, mas em outros canais também para atrair a atenção do seu público.

Conclusão

Essas três situações tem muito a nos ensinar. Decidimos indicar esses cases com o marketing voltado para a internet porque é um meio de custo barato e com alto poder de conversão. Inspirado para elevar seus resultados com base nesse artigo?

Então, o que você achou do nosso artigo? Tem alguma duvida? Deixe-nos seu comentário!

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