Regras de Etiqueta para Redes Sociais

Regras de etiqueta para redes sociais

Adotar um bom comportamento no mundo digital é essencial para evitar saias justas e prejuízos. Afinal, cada vez mais, as pessoas compartilham suas preferências, valores e opiniões nas redes sociais tornando a vida pessoal e profissional bastante vulnerável. Por isso, é importante checar como anda sua imagem na Internet e adotar regras de etiqueta para as redes sociais que podem evitar constrangimentos.

Pra começar, a regra básica é nunca postar telefone e endereços de casa, da escola ou trabalho porque isso evita ser importunado e, em especial, preserva a segurança. Afinal, não dá para ter controle sobre quais pessoas terão acesso a este tipo de informação. Aliás, evite adicionar perfis de pessoas desconhecidas, mantendo suas informações visíveis apenas aos conhecidos.

É importante atentar-se que familiares e colegas de trabalho, inclusive, o seu chefe também pode ter perfil nas redes sociais podendo ter acesso às suas postagens. Portanto, cuidado com seus comentários: evite fazer fofocas, reclamar demais e apostar em palavrões. Ser educado é imprescindível para manter o bom senso virtual, além de evitar erros de português.

Ao postar fotos fique atento às regras de etiqueta para redes sociais

Controle sua empolgação na hora de adicionar fotos nas redes sociais. Postagens diárias podem fazê-lo parece egocêntrico, assim como álbuns com fotos de passeios e baladas pode passar uma impressão equivocada de pessoa irresponsável, que leva a vida só na brincadeira.

Também evite fotos sensuais ou expostas demais. Isso pode atrapalhar seus relacionamentos, inclusive, no ambiente corporativo. Uma dica que ajuda na hora de decidir se deve postar ou não uma imagem é perguntar-se: teria coragem de mostrar essa foto para a minha mãe?

Outra questão importante refere-se às senhas de acesso nas redes sociais. Troque-as regularmente e nunca compartilhe com ninguém, mesmo cônjuges e filhos. Ficar de olho na vida alheia é considerado invasão de privacidade e faz parte da etiqueta respeitar a individualidade de cada um.

Não transforme a rede social em diário

Aqui, o problema não é postar passeios, viagens, visitas aos restaurantes, encontros interessantes. A questão é a quantidade de postagens. Cuidado com excessos! Antes de publicar algo, avalie se a notícia é realmente interessante, pois transformar a rede social em diário colocando tudo o que realiza durante o dia, lugares que frequenta, desabafos, análises políticas, fotos de filhos e pets, pois tudo isso pode fazer com que seu perfil passe a ser ignorado. Pode ser considerado deselegante um exagero de posts ferindo as regras de etiqueta das redes sociais.

Aliás, as redes sociais devem ser usadas com moderação. Seu uso de forma excessiva pode ser prejudicial, inclusive, para a sua vida real. Portanto, evite ficar postando textos e fotos durante o expediente de trabalho ou quando estiver em uma roda de amigos. Dê atenção aos acontecimentos reais e invista seu tempo para realizar outras prioridades. A rede social não pode virar um vício e sobrepor relacionamentos reais.

A melhor etiqueta para relacionar-se bem com as redes sociais é compreender que, elas não foram criadas, para você torna-se famoso. Entenda que fazer check-in regularmente é cafona, além de colocar sua segurança em risco. Evite contratempos desnecessários!

Então, agora que você aprendeu quais são as regras de etiqueta para redes sociais, nos diga o que você achou do deste artigo? Tem alguma duvida? Deixe-nos seu comentário!

Se você gostou destas dicas, assine nosso blog para receber os novos artigos de dicas em seu e-mail. Basta fazer o cadastro de seu e-mail em um dos campos de cadastro existentes nesta página.

Você Quer Aprender Como Criar um Blog.  Faça Seu Cadastro e Receba as Vídeo Aulas em Seu E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *