Qual a Melhor Técnica de Otimização – SEO ou UXO

Melhor técnica de otimização

No marketing digital, há muito foco no SEO – SearchEngineOptimization. O motivo é simples: a tática é essencial para garantir resultados em curto e longo prazo. Mas não só de SEO que o marketing na internet é feito.

O UXO – User Experience Optimization é uma vertente muito eficiente. Mas o que seria esse tal UXO e qual sua relação com o tradicional SEO?  Preparamos este post para responder esta pergunta: qual a melhor técnica de otimização SEO ou UXO?  Confira!

SEO

O SEO é o conjunto de técnicas usadas para tirar proveito dos motores de busca. Inclui programações que alavancam o tráfego, principalmente pela aplicação inteligente e consciente das palavras-chaves, os termos de busca que os usuários digitam no Google para encontrar algo.

Falando de um modo mais popular é uma tática ótima para  ser mais assertivo em que assunto publicar para melhorar os resultados nos buscadores, principalmente em médio e curto prazo. Mas por um tempo maior, pode deixar de ser eficiente. Afinal, não é suficiente para assegurar uma ótima experiência para o comprador.

O objetivo final de motores de busca é ser capaz de analisar e avaliar páginas como um usuário humano real. Se os motores de busca pode julgar o verdadeiro valor de uma página, eles a indicarão e darão uma boa colocação a ela.

Nesse contexto, entra a presença do UXO!

UXO

Vamos lá, UXO traduzido é: Otimização de Experiência de Usuário. É um conjunto de técnicas sobre a descoberta e aplicação do que seria certo para o ambiente de conteúdo, e que combina com a otimização convencional.

Em outras palavras, é o conteúdo com qualidade, relevância e facilidade para o usuário acessar, se envolver e compartilhar. Indo mais fundo é quando o conteúdo publicado atende a uma série de requisitos considerados pelo motor de busca.

Entre eles, estão: Se é real ou não passa de farsa; se é algo forte ou fraco, tem qualidade ou não; se tem boa posição em relação aos outros sites; se é bem escrito e etc. Mas você pode argumentar: Mas o que é bom para o Google, por exemplo, é diferente do que é bom para o usuário.

Sim de fato, mas pensando em função, estrutura e conteúdo, para os que compram produtos ou serviços em seu site, o UXO é tão importante quanto o SEO.  Afinal, o consumidor não compra pensando: Nossa, como essa otimização é boa!  Mas: Esse site me proporcionou uma ótima experiência!

Conclusão – Qual a melhor técnica de otimização

Hoje em dia, em muitos casos, truques de SEO diminuirão a qualidade dos resultados da pesquisa. Porque os motores de busca estão sendo programados com o conceito de que se um conteúdo é de baixa qualidade, geralmente, vem acompanhado com truques para o aumento do ranqueamento.

Já o UXO, visa otimizar a presença de um site no mercado que de fato sirva aos seus clientes, estimulando o engajamento, e não simplesmente a atração. Portanto, da próxima vez que sua empresa for focar no SEO, pergunte a si mesmo: Será que isto vai ajudar o cliente? Se não, por que estamos fazendo isso e não o UXO?

Lembre-se na hora que for criar seu próximo conteúdo, que de nada adianta aplicar as técnicas de SEO para tentar melhorar seu posicionamento junto aos mecanismos de busca, sem criar conteúdo relevante que vai trazer benefícios reais para sua audiência. Fica a dica!

Então, o que você achou do nosso artigo? Tem alguma duvida? Deixe-nos seu comentário!

Se você gostou destas dicas, assine nosso blog para receber os novos artigos de dicas em seu e-mail. Basta fazer o cadastro de seu e-mail em um dos campos de cadastro existentes nesta página.

Você Quer Aprender Como Criar um Blog.  Faça Seu Cadastro e Receba as Vídeo Aulas em Seu E-mail

6 Comentários

  1. Olá Jose, tudo bem? Agradeço por sua visita. Se eu puder ajudar em alguma coisa estou a disposição. Abraço.

  2. josé

    parabéns amigo pela sua determinação e fome de conhecimento. é muito motivador ver uma pessoa da minha idade assim, tão ativa e disposta em aprender!! você é um vencedor pois conseguiu criar blogs, vídeos e muitas coisas que jovens ainda não conseguiram.. parabéns !!!!!!!!!

  3. Boa noite Caio, tudo bem?
    Fico agradecido por você ter visitado meu blog.
    Estou preparando uma série de artigos inéditos que vão ajudar
    muito as pessoas que tem interesse no mercado digital a conhecer
    melhor como ele funciona.
    Forte abraço.

  4. Parabéns Odair!
    Gostei muito de todo material.
    Muito esclarecedor!

  5. Obrigado por nos visitar Paulo. A intenção do site é realmente ajudar as pessoas com informações úteis.

  6. Muito bom este artigo, estou aprendendo bastante aqui neste site, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *