Guia do Inbound Marketing para iniciantes

Inbound marketing

Olá! Com certeza você já deve ter ouvido falar em inbound marketing. Mas a perguntas que lançamos é: você sabe de fato o que é? Se a resposta ainda não está consolidada em sua mente, fique tranquilo, pois preparamos um verdadeiro guia para você.

O objetivo é que você fique plenamente consciente de como esta vertente do marketing pode ajudar empresas a alcançarem o sucesso no mercado. Confira e não deixe de comentar ao fim do artigo!

Contexto

A internet não é um meio de massa como alguns pensam. Não dá para jogar uma granada e atingir centenas de clientes ao mesmo tempo, como no marketing e publicidade tradicional. Na web, empresas que desejarem se estabelecer no mercado, precisam segmentar seu mercado e focar em uma comunicação mais diferenciada.

Afinal, o poder está nas mãos do consumidor. Se ele não gostar do que vê, não hesitará em sair de um site, não clicar em um banner e etc. Ou seja, é ele quem escolhe o que vai ou não consumir. Fora da internet, a coisa não funciona desse jeito, sendo algo mais “gritante” e pouco sutil.

Estando isso bem entendido, podemos agora conceituar o inbound!

O que é inbound marketing?

O inbound marketing se baseia na criação e compartilhamento de conteúdo relevante voltado a um público-alvo específico. Explicando de forma mais clara, é uma forma de marketing com foco em ganhar o interesse das pessoas, ao invés de comprá-las. Fala-se pouco de produtos ou serviços e trata-se mais de soluções e benefícios.

O objetivo é alimentar perspectiva e transformar visitantes em leads (contatos qualificados), e leads em clientes. Outra consideração é que as táticas de Inbound marketing são direcionadas ao relacionamento entre marca e cliente, e não em vendas propriamente ditos. Conquanto as vendas aconteçam depois de o cliente já ter sido conquistado através do conteúdo lançado.

Como fazer Inbound Marketing?

O inbound se baseia em estratégias de marketing digital, ou seja, ocorre em canais virtuais. Através dele, as empresas podem ser encontradas mais facilmente na rede, e os consumidores, conduzidos aos seus websites ou blogs, através da geração de conteúdos que agregam valor a suas vidas.

Confira alguns tipos de conteúdo usados em estratégias de Inbound:

  • Notícias, Mídia e Relações Públicas;
  • Infográficos;
  • E-books;
  • Whitepapers;
  • Webinars
  • Podcasts;
  • Questionários;
  • Links diretos ou referenciados;
  • Fóruns;
  • Vídeos;
  • Comentários;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Mídias Sociais;
  • Posts em Blogs.

Passo a passo de uma estratégia de Inbound

Atrair Tráfego – Transformar visitantes em leads – Converter leads em compradores – Tornar compradores em clientes fieis – Mensurar, analisar e melhorar.

Etapas do processo de Inbound Marketing

  1. Marketing de Conteúdo
  2. Ciclo de Compra
  3. Personalização
  4. Estratégia em Multicanais
  5. Interação

Conclusão

O inbound marketing não se resume em mera tendência, mas em uma estratégia efetiva e eficaz. Ele define uma nova e definitiva forma de comunicação com o cliente no universo digital.

E se tiver que gravar algo deste artigo, que seja: Com o inbound consigo fazer o marketing que as pessoas amam.

Você gostaria de saber mais sobre as técnicas de Inbound marketing  e como aplicá-las levando soluções e benefícios para as pessoas certas e  assim conquistar mais leads e rapidamente transforma-los em clientes, assista ao vídeo clicando no link abaixo:

Video – Técnicas de Inboud Marketing

Esperamos ter sido úteis. Até breve!

Então o que você achou do nosso artigo? Tem alguma duvida? Deixe-nos seu comentário!

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